Investigou-se como é que os alunos exploram,realizam,justificam e investigam-contruções num AGD e como é isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos.
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Teses
Autor: Maria Margarida Junqueira Referência APM: PM040036 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 306.0
Este estudo incidiu sobre a aprendizagem escolar da estimação da matemática,no 2º ciclo do ensino básico com o objectivo de compreender os processos utilizados pelos alunos quando produzem estimativas em contexto de aula e de identificar as suas atitudes e concepções face á estimação.
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Autor: Maria Manuela Oliveira e Azevedo Referência APM: PM040035 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 220.0
Este estudo,tem como principal objectivo a análise da actividade matemática dos alunos no contexto de actividades de investigação e exploração matemática.
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Autor: Ercílio Mendes Referência APM: PM040034 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 247.0
O objectivo desta investigação consistiu em conhecer e compreender as principais dificuldades reveladas por alunos do ensino superior durante a exploração de situações de aplicação e de modelação matemática, com recurso a ferramentas computacionais.
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Autor: Fernanda Tavares Referência APM: PM040033 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 242
Autor: Guida Maria Pinto de Abreu Referência APM: PM040030 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 312.0
Autor: M. Cecília Morais Monteiro Referência APM: PM040029 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 358.0
Autor: Maria de Lurdes Marquês Serrazina Referência APM: PM040028 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 406.0
As obras de Isidoro de Sevilha (550-636) tinham finalidades pedagógicas, relativas à formaçãode clérigos ou da Nobreza.Dentre estas obras algumas dizem respeito ao conhecimento Matemático.
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Autor: Arlete de Jesus Brito Referência APM: PM040023 Data: 1999-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 150.0
Este estudo incide sobre a implementação das tecnologias por futuros professores de matemática na sala de aula.Para além de tratar as questões da integração das tecnologias na aula de matemática, o estudo tem como suporte teórico o mentoring e a apredizagem como participação em comunidades de prática.
Este estudo apresenta compreensões da pesquisadora sobre processos de pensamento matemático de estudantes de cálculo diferencial e integral que trabalham em ambiente computacional,abordando questões matemáticas relacionadas ao conceito de derivada.
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Autor: Mónica Ester Villarreal Referência APM: PM040022 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 402.0
Autor: Ana Maria Mesquita Referência APM: PM040019 Data: 1989-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edicção fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa da própria colecção. Editora: APM Páginas: 378.0
Este estudo incide sobre o desenvolvimento profissional de professores do 1ºciclo do ensino básico nas dimensões reflexão, práticas e conhecimento didáctico, colaboração e autonomia, no contexto de um projecto de investigação colaborativa que toma como ponto de partida as práticas comunicativas.
Autor: Maria Cecília de Castelo Branco Fantinato Referência APM: PM040016 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 198.0
Partindo das experiências do pesquisador como professor em cursos de licenciatura em matemática,surge a pergunta geradora deste trabalho:qual o significado da prova rigorosa na formação do professor de matemática?
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Autor: António Vicente Marafioti Garnica Referência APM: PM040013 Data: 1995-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 258.0
O presente estudo, analisa a evolução das conceções e práticas de comunicação matemática do professor do 1º ciclo do ensino básico, no decorrer de um trabalho de natureza colaborativa, focado na reflexão sobre as práticas de comunicação em sala de aula. O quadro teórico incide no conhecimento profissional do professor, com especial referência às suas formas paradigmáticas e narrativas e na comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática, com significativa incidência na comunicação matemática como interação social na sala. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, adota o paradigma interpretativo, segue o design de estudo de caso e integra uma vertente de trabalho de natureza colaborativa entre o investigador e três professoras do 1º ciclo do ensino básico. A recolha de dados inclui as técnicas de observação, inquisição e colaboração. A análise de dados, organizada em estudos de caso, interpreta a plenitude da informação recolhida, através de referências significativas, reconstruindo a complexidade das vivências dos participantes nesta investigação.
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Autor: António Manuel da Conceição Guerreiro Referência APM: PM40231 Data: 2012-07-18 00:00:00 Editora: APM Páginas: 471.0
Autor: Maria da Conceição Almeida Referência APM: PM040007 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 119.0
Autor: José Manuel Leonardo de Matos Referência APM: PM040006 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 231.0
Esta tese foca as possibilidades,consequências e reflexões epistemológicas da implantação de uma proposta pedagógica alternativa ao ensino tradicional vigente (etv) na disciplina cálculo I, do curso de licenciatura em matemática, unesp,câmpus do bauru, durante o ano de 1995.
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Autor: Maria Regina Gomes da Silva Referência APM: PM040005 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 378.0
Este estudo tem como objeto a aprendizagem Cooperativa em Matemática, tendo-se realizado, ao longo de dois anos letivos consecutivos, com alunos de uma turma-piloto, do 2º ciclo, do Novo Programa de Matemática (NPMEB),homologado em 2007.
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Autor: Maria da Conceição de Sousa C. dos Santos Referência APM: PM40233 Data: 2013-04-04 00:00:00 Editora: APM Páginas: 617.0
Este estudo é uma investigação com o professor sobre o seu trabalho. Tem dois objectivos:1- descrever e analisar o trabalho de duas professoras orientado para o envolvimento dos seus alunos em actividades de argumentação matemática.2- Compreender potencialidades e problemas emergentes do desenvolvimento de um projecto de investigação colaborativa centrado na reflexão sobre as práticas destas professoras.Ao primeiro objectivo associam-se questões que visam dar a conhecer desafios com que as professoras se confrontaram ao prepararem o ensino e ao criarem nas suas aulas contextos facilitadores da emergência e desenvolvimento de argumentação matemática.Do segundo objectivo decorreram questões focadas em aspectos considerados relevantes ou problemáticos no desenvolvimento do projecto e naquilo que o facilitou ou constrangeu.
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Autor: Ana Maria Roque Boavida Referência APM: PM040222 Data: 2005-01-12 00:00:00 Editora: APM Páginas: 975.0
O presente estudo incide sobre as relações entre competência matemática e utilização das tecnologias de informação e comunicação, designadamente, da Internet, no contexto do campeonato de resolução de problemas Sub 14, promovido pelo departamento de matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade do Algarve.
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Autor: Hélia Maria da Venda Jacinto Referência APM: PM40241 Data: 2018-05-09 00:00:00 Editora: APM Páginas: 199.0
Tantrix "Match" é um novo produto Tantrix, agora disponível em Portugal.Combinando a elegância geométrica dos puzzles Tantrix com a lógica dedutiva dos puzzles sudoku, nasceu este novo desafio!Trata-se de colocar 13 peças hexagonais com as cores vermelho, amarelo e verde, num tabuleiro de madeira, respeitando a regra: sempre que quaisquer duas peças se tocam, devem coincidir as cores nas arestas que se unem.A dificuldade de cada puzzle é determinada pelo objectivo: coincidir cores, linha fechada ou linha passando por todas as peças, e pelo número de peças pré-colocadas. Embora o método de tentativa e erro possa resultar, na maioria dos casos, a solução deve ser encontrada usando a lógica e a dedução, sendo às vezes necessário pensar em vários passos antecipadamente.
O jogo Tantrix é mundialmente conhecido como um elegante e interessante jogo de estratégia para 2 a 4 jogadores.Esta edição, apresentada no ano 2000 e designada "Game Pack", representa 12 anos de desenvolvimento. Contém o jogo Tantrix, vencedor de vários prestigiados prémios internacionais, e inúmeras outras actividades solitárias ou de grupo que podem levar toda uma vida a desfrutar !!Consiste em 56 peças hexagonais numeradas, feitas num material agradável à vista e ao tacto (baquelite preta), com códigos de cor na parte de trás, uma bolsa prática para levar de viajem, e uma nova edição do guia ilustrado de 50 páginas, contendo regras e sugestões para múltiplas actividades:28 puzzles "Discovery"5 puzzles "Arco-Íris"Os clásicos puzzles Junior, Estudante, Professor, Mestre e GénioOs 2 "puzzles não resolvidos"Solitário Tantrix, 2 a 4 jogadores.
O objectivo é formar circuitos fechados de várias formas e tamanhos começando com apenas 3 fichas. Por cada nova ficha adicionada obtemos um novo puzzle com grau de dificuldade maior que os anteriores. É diversão garantida.O "Discovery" é a melhor forma de aprender os conceitos do jogo e de outros produtos Tantrix. Além do aspecto lúdico, tem uma forte componente didáctica, desenvolvendo sobretudo destreza geométrica e espacial. É o puzzle por onde tudo começa!Contém 10 fichas hexagonais de baquelite negra num suporte de madeira. Coloque-o à vista na sala e desafie os seus convidados. Também disponível numa bolsa de rede.
O objectivo é formar circuitos fechados de várias formas e tamanhos começando com apenas 3 fichas. Por cada nova ficha adicionada obtemos um novo puzzle com grau de dificuldade maior que os anteriores. É diversão garantida.O "Discovery" é a melhor forma de aprender os conceitos do jogo e de outros produtos Tantrix. Além do aspecto lúdico, tem uma forte componente didáctica, desenvolvendo sobretudo destreza geométrica e espacial. É o puzzle por onde tudo começa!Contém 10 fichas hexagonais de baquelite negra num suporte de madeira. Coloque-o à vista na sala e desafie os seus convidados.
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Artigos em destaque
Autor: tantrix portugal Referência APM: TRIX02002 Data: 10/04/2025 Editora: APM
O Programa de Matemática para o Ensino Básico em vigor (homologado no passado recente) inclui um assunto novo no tema Geometria. Trata-se da Simetria e de uma abordagem mais desenvolvida das Transformações Geométricas. Na sua formação inicial, tanto nas Escolas Superiores de Educação como nas Universidades, os actuais professores de Matemática não fizeram qualquer preparação matemática no que diz respeito à Simetria e as próprias Transformações Geométrica foram nas Universidades tratadas como um tema da Álgebra Linear, com métodos impossíveis de serem transferidos pelos professores para a geometria do Ensino Básico. Desta forma, os professores defrontam como é bem reconhecido imensas dificuldades para ensinar estes tópicos, ainda por cima dada a não existência de livros de matemática em português sobre estes assuntos, impossibilitando assim as suas tentativas de auto-formação.O livro tem 7 capítulos Transformações Geométricas, Isometrias, Simetria, Rosáceas, Frisos, Padrões e Semelhanças , num total entre 150 e 200 páginas. Este projecto inclui ainda um site de apoio ao livro, já divulgado, para permitir aos leitores acesso a pequenos vídeos e tutoriais, ficheiros interactivos num programa de geometria dinâmica, etc.
Esta brochura dá continuidade à brochura de 2007, Desenvolvendo o sentido do número racional. O seu principal objetivo é proporcionar aos professores um recurso para o ensino da multiplicação e divisão de números racionais positivos, considerado um dos tópicos mais complexos do currículo do 2º ciclo.Na brochura são apresentadas tarefas agrupadas em seis sequências, permitindo aos alunos o desenvolvimento da compreensão destas operações já trabalhadas no 1º ciclo, mas agora alargadas ao conjunto dos números racionais não negativos. Para cada sequência de tarefas são definidos objetivos específicos e notas gerais explicitando aspetos considerados relevantes, de modo a que os professores possam decidir da sua utilização fundamentada. Nalguns casos é feita uma análise de estratégias dos alunos. A grande maioria das tarefas foram testadas e revelaram-se eficazes, mesmo para crianças com mais dificuldades.Além das sequências de tarefas apresenta-se inicialmente uma breve fundamentação teórica baseada na literatura especializada sobre o raciocínio multiplicativo, considerações sobre a multiplicação e a divisão e são feitas algumas sugestões para a exploração das tarefas
Saco com conjunto de 51 peças circulares, de nove cores distintas que variam consoante o número de partes, em que os círculos se encontram divididos.
Para além do círculo roxo que representa a unidade, o conjunto possui setores circulares que representam as seguintes frações:
um meio, um terço, um quarto, um quinto, um sexto, um oitavo, um décimo e um doze-avo.
Idades: 1º Ciclo
Blocos padrão (250 peças), constituídos por hexágonos regulares (amarelos), trapézios isósceles (vermelhos), losangos (azuis e beges), quadrados (laranja) e triângulos (verdes). Todas as peças têm lados com iguais medidas de comprimento, o que permite que sejam justapostas.
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Material Didático
Referência APM: AE02014 Data: 2017-10-27 00:00:00 Editora: Norte Escolar
EditorialGutiérrez ; Santos ArtigosTeaching and learning Geometry: early foundations1 - O ensino e a aprendizagem da Geometria: princípios fundamentaisClements ; Sarama ; Swaminathan ; Trawick ; Weber Desenvolvimento do sentido espacial através do uso de representações múltiplas no contexto da dança tradicional: uma experiência de ensino no 1.º ciclo de escolaridade - Development of spatial sense through the use of multiple representations in the context of traditional dance: one teaching experience in primary schoolCanavarro ; PrietoCompondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos - Composing and drawing three-dimensional shapes: a contribute for the characterization of the spatial reasoning of children aged five Nunes ; Rodrigues Interpretaciones de niños de 4.° de primaria relativas al ángulo - Interpretations of 4th grade students about angleCamargo ; Jiménez ; Salazar Figural concepts in proving by contradiction - Conceitos figurativos na prova por redução ao absurdo Antonini Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras - Defining geometric figures: a teacher education experiment with prospective elementary and infant teachers Brunheira ; Ponte
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Produto Sem Categorias Autor: Vários Data: 2019-01-21 00:00:00 Editora: APM Páginas: 159.0
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Produto Sem Categorias Autor: Vários Referência APM: PM060055 Data: 2018-07-27 00:00:00 Observações: Revista de Investigação em Educação Matemática Editora: APM Páginas: 138.0