Editorial 01 Capacidades matemáticas — essenciais em tempos de incertezas Ana Paula Canavarro Artigos 02 Descobertas e surpresas José Paulo Viana 06 Um mar de conexões no Ensino da Matemática Sílvia Frade, Andreia Hall, Sónia Pais 19 Avaliação formativa no ensino e aprendizagem da matemática: implicações do feedback escrito Pedro Costa 24 Medições de pistas de dinossauros e suas representações pelos alunos do 2.º Ciclo Nelson Mestrinho, Bento Cavadas 29 Um EMPA diferente com a mesma qualidade Carla Faneco, Nuno Valério 30 Projeto STEAM de hidroponia: um ambiente para a interdisciplinaridade Alexandre Ribeiro Frasson, Andréia Dalcin 38 Uma experiência pedagógica sobre a representação de frações realizada com estudantes da licenciatura em ensino básico Elvira Lázaro Santos 41 Múltiplas representações na aprendizagem dos números racionais: uma experiência no 4.º ano de escolaridade Raquel Pinto, Cristina Morais Secções 05 O problema deste número Júnior Paulo Afonso Identificar regularidades curiosas 09 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Educação inclusiva no Ensino da Matemática: o que diz a investigação? João Pedro da Ponte 12 Materiais para a aula de matemática Embalagens de velas Elvira Lázaro Santos, Lina Brunheira, Irene Martins, Susana Serra 14 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Ângulo — um conceito elementar, complexo e evolutivo Cristina Loureiro, Helena Moreira 34 O problema deste número José Paulo Viana Distâncias aos vértices 35 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Utilização da TI-Nspire CX II-T no tema Geometria de uma forma visual, dinâmica e exploratória para determinar os pontos notáveis de um triângulo Joaquim Pinto, Marisabel Antunes 47 Pontos de vista, reações e ideias… Aprender Matemática com Arte Célia Almeida
As peças grandes da SMARTMAX permitem que crianças pequenas descubram a magia do magnetismo de forma segura. 23 peças magnéticas coloridas com as quais você pode fazer uma infinidade de construções divertidas Todas as peças são 100% compatíveis com outros produtos SMARTMAX® 12 barras médias A partir de 12 meses Este produto inclui a marcação CE de acordo com a legislação da União Europeia
O Tantrix Puzzle Pack é uma coleção de jogos de lógica e puzzle concebidos para desafiar o seu raciocínio espacial e lógico. Perfeito para um único jogador, este pacote inclui uma variedade de desafios, desde os puzzles Discovery para principiantes até ao desafio avançado de The Quest, um dos jogos mais complexos da Tantrix. O seu formato portátil e os múltiplos modos garantem horas de diversão. Como jogar - Comece com os puzzles Descoberta, que o ajudam a familiarizar-se com as peças Tantrix e os seus padrões únicos. Depois, passe para as cartas Desafio, que oferecem 24 desafios diferentes com níveis progressivos de dificuldade. Finalmente, enfrenta o desafio The Quest, um puzzle que irá testar até os jogadores mais experientes. Em cada modo, o objetivo é ligar as peças de modo a que as linhas coloridas se encaixem perfeitamente.
1, 2, 3, 4 … consegues continuar sozinho? Os meus puzzles- Os Números, vão ajudar-te a reconhecer mais números e a contar mais rápido. Estás pronto para te tornares um pequeno craque da matemática? Então, o primeiro passo é conhecer os números. De um lado temos peças com números, do outro temos pelas com cerca de vários elementos. Será que os conseguimos juntar? Vamos ver, um, dois, dois corações! Onde está a peça do dois? A cor do número pode ser uma pista, ela talvez seja a mesma que os elementos apresentados. E, se te enganares a peça não vai encaixar corretamente, pois estes puzzles são autocorretivos. Assim, é fácil aprender, não é? Não há que enganar com este divertido jogo! Começa pelos números mais pequenos e vai juntando peças por aí a fora. Assim, quando deres conta, já vais conhecer um monte de números. Tal como todos os outros jogos desta coleção: Os meus puzzles- As frases , Os meus puzzles – As sílabas e Os meus puzzles – Os números, poderás divertir-te a aprender sozinho ou junto de quem mais gostas. E, não te esqueças que para além deste, temos outros jogos que te farão querer aprender mais e mais! Podes encontrá-los em Jogos Educativos.
A Magia do Investimento é o terceiro volume de uma coleção dedicada à literacia financeira, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Com a ajuda de dois personagens - Margarida e Daniel - as crianças farão uma viagem pelo mundo do investimento. De uma forma leve e divertida, vão descobrir a importância de investir dinheiro e explorar formas de o fazer. Neste livro são partilhados ensinamentos importantes de como investir, o poder dos juros e da inflação e diversos conceitos relevantes como perfil de risco, liquidez, diversificação, entre outros.
Geoplano de dupla face com 5x5 pinos em 6 cores diferentes. Numa das faces têm 5x5 pinos e na outra tem formas circulares, 24+5 pinos. Contém elásticos coloridos. Dimensões: 15 cm. Material: plástico. Idade: 7+
Aprendo com Cartas: Atividades é a coleção de caixas pedagógicas, destinada a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cada caixa inclui 60 atividades ESCREVE E APAGA e a oferta de uma caneta mágica para que as crianças, de uma forma divertida, possam aprender ou treinar os conteúdos programáticos. Estas cartas podem ser facilmente usadas pelos pais e pelas crianças em casa, ou pelos professores e educadores na sala de aula.
Aprendo com Cartas - Atividades é a coleção de caixas pedagógicas, destinada a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cada caixa inclui 60 atividades Escreve e Apaga e a oferta de uma caneta mágica para que as crianças, de uma forma divertida, possam aprender ou treinar os conteúdos programáticos. Estas cartas podem ser facilmente usadas pelos pais e pelas crianças em casa, ou pelos professores e educadores na sala de aula.
Aprendo com Cartas: Atividades é a coleção de caixas pedagógicas, destinada a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cada caixa inclui 60 atividades ESCREVE E APAGA e a oferta de uma caneta mágica para que as crianças, de uma forma divertida, possam aprender ou treinar os conteúdos programáticos. Estas cartas podem ser facilmente usadas pelos pais e pelas crianças em casa, ou pelos professores e educadores na sala de aula.
Aprendo com Cartas é a coleção de baralhos pedagógicos, destinada a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo várias as possibilidades de jogos ou abordagens que é possível seguir com cada um destes baralhos, as crianças, de uma forma divertida, irão aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Os baralhos podem ser facilmente usados pelos pais e crianças em casa, ou pelos professores e educadores na sala de aula. Sugestões de jogo: Peixinho – juntar 2 cartas correspondentes; Memória – formar o maior número de pares de cartas correspondentes; Mico – não ficar com a carta MICO (a carta sem par); Safa-te. Autora: Sandrina Esteves é doutorada em Educação Especial e professora adjunta no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa Idade: dos 6 aos 8 anos Nº de Cartas: 54 Dimensões: 80 x 145 mm
Aprendo com Cartas é a coleção de baralhos pedagógicos para um estudo bem divertido, destinada a crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo várias as possibilidades de jogos ou abordagens que é possível seguir com cada um destes baralhos, as crianças, de uma forma divertida, irão aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Os baralhos podem ser facilmente usados pelos pais e crianças em casa, ou pelos professores e educadores na sala de aula. Incluem várias sugestões de jogos e permitem seguir outras abordagens. Esta é uma forma pedagógica, lúdica e divertida de aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos. Baralho com caixa, 54 cartas (78 x 115 mm) impressas a 4 cores (frente e verso)
Aprendo com Cartas é a coleção de baralhos pedagógicos, destinada a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo várias as possibilidades de jogos ou abordagens que é possível seguir com cada um destes baralhos, as crianças, de uma forma divertida, irão aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Os baralhos podem ser facilmente usados pelos pais e crianças em casa, ou pelos professores e educadores na sala de aula.
As crianças vão se divertir se tornando paleontólogas e extraindo os ossos esqueléticos de um Tiranossauro Rex com esse conjunto geológico. Quando você tiver todos os ossos, terá que reconstruir o esqueleto desse fantástico dinossauro. CARACTERÍSTICAS • Dimensões da caixa: 22 x 17 x 6 cm • A partir dos 8 anos (*) Este produto inclui a marcação CE de acordo com a legislação da União Europeia
Cave o gesso para encontrar os ossos escondidos do dinossauro Stegosaurus e depois monte o esqueleto. Após a montagem do esqueleto é fornecido um suporte, para que possa guardá-lo como decoração. O esqueleto do Estegossauro tem cerca de 17 cm de comprimento montado. Idade 8+
O jogo de Tangram ensina às crianças conceitos geométricos básicos. O jogo vem com cartões com padrões fáceis de iniciar, que permitem que as crianças melhorem a coordenação olho-mão, habilidades motoras finas, concentração, pensamento lógico e habilidades de resolução de problemas enquanto manipulam formas geométricas. Pode ser jogado sozinho ou em competição com outro jogador. Idade Mínima Recomendada: 3 Anos
jogos de tabuleiro de madeira para 2, que consiste em completar o tabuleiro antes do seu oponente, combinando as peças para que se encaixem. É um quebra-cabeça infantil adequado para toda a família. Complete a grade com as nove peças de cores, depois de colocar os sete bloqueadores nas posições que indicam os dados, inicie o jogo de mesa. Melhor jogo 2020: é um dos jogos educativos de 6 anos com um prémio de melhor brinquedo de 2020 pela Associação Espanhola de fabricantes de brinquedos. É um dos jogos perfeitos para crianças de 6 anos ou mais
Editorial 01 Desenvolvimento profissional do professor: mudando a prática na sala de aula Manuel Vara Pires Artigos 02 Um olhar sobre a formação para o ensino da matemática dos professores dos primeiros anos nos últimos 50 anos Lurdes Serrazina 07 Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática João Pedro da Ponte 11 Implicações dos documentos curriculares oficiais no trabalho docente: a visão dos autores Equipa Editorial A matemática na educação pré-escolar: o papel das OCEPE no apoio à prática do/da educador/a Isabel Lopes da Silva, Liliana Marques, Lourdes Mata e Manuela Rosa O novo programa de matemática do Ensino Básico: desafios e possibilidades para o desenvolvimento profissional dos professores Ana Paula Canavarro, Lina Brunheira e Paulo Correia As Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Secundário e o PASEO nas práticas do professor Jaime Carvalho e Silva, António Domingos, Alexandra Rodrigues, João Almiro e Luís Gabriel 22 Das Aprendizagens Essenciais à sala de aula, desafios para o professor Lina Brunheira, Elvira Santos, Helena Gil Guerreiro, Neusa Branco e Paulo Correia 29 Desenvolvimento profissional do professor: mudando a prática na sala de aula nas novas AE para o ensino secundário Jaime Carvalho e Silva, António Domingos, Alexandra Rodrigues, João Almiro e Luís Gabriel 34 O que valem os valores em educação matemática? Ana Isabel Silvestre e Equipa de Investigação Portuguesa do The Third Wave Lab 38 Formar para a docência de matemática nos primeiros anos: que desafios? Margarida Rodrigues 42 Aprendizagens Essenciais do ensino básico em contexto de formação: perceções de formadores e de formandos Leonor Santos, Paulo Correia e Rui Gonçalo Espadeiro 55 Um percurso de desenvolvimento profissional docente: Entrevista a Renata Carvalho, diretora do Centro de Formação da APM Renata Carvalho e Equipa Editorial 62 Conhecimento da prática letiva como núcleo central do conhecimento didático João Pedro da Ponte, Nicole Duarte e Filipa Faria 67 Dois estudos de aula, várias oportunidades para repensar a prática letiva Paula Gomes 83 Desafios de sempre na aprendizagem e no ensino da Matemática: contributos de Leonor Santos Ana Paula Canavarro, Lina Brunheira, Nélia Amado, Paula Teixeira, Paulo Correia, Sónia Dias e Lurdes Figueiral Secções 10 Pontos de vista, reações e ideias ... Vozes sobre a profissão que abraçamos e cuidamos Equipa Editorial 10 Pontos de vista, reações e ideias ... Encantos e encantamento Maria José Pires 21 O problema deste número José Paulo Viana Garagem bizarra 33 Pontos de vista, reações e ideias ... Matemática e educação especial: um caminho de superação e mudança Sara Varejão 37 Pontos de vista, reações e ideias ... Quero ser professor Tiago Correia Coelho 41 Pontos de vista, reações e ideias ... Redescobrir a educação: A importância da reflexão docente Luísa Adelina Selas 48 Para este número selecionámos Precisam os professores de Matemática de saber Matemática? Henrique Manuel Guimarães 50 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro O ser matemático do professor 59 Materiais para a aula de matemática A divisão do paralelogramo João Almiro, Leonor Santos, Paulo Correia, Rosa Ferreira e Rui Gonçalo Espadeiro 60 O problema deste número Júnior Paulo Afonso A Formação do Professor Artur 61 Pontos de vista, reações e ideias ... O encanto da arte de ser professor... Um ponto de vista pessoal João Carlos Terroso 73 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Desenvolvimento profissional em contexto STEAM e o seu impacto na aula Maria Cristina Costa 77 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Estudos de aula com professores que ensinam matemática nos primeiros anos em Portugal, Brasil e Inglaterra Thuysa Schlichting de Souza, João Pedro da Ponte e Marisa Quaresma
Corra e torne-se a estrela do jogo! Pense rápido para resolver os desafios antes que o seu parceiro atinja o nível mais alto. Jogue os dados, coloque os 7 bloqueadores no tabuleiro de jogo de acordo e complete a estrela usando as 11 peças do quebra-cabeças antes do seu adversário.
Tato, Habilidade Manual, Observação e Lógica para os mais pequenos. Toca nas formas e escolhe as adequadas! Uma caixa sensorial em madeira com cartões didáticos progressivos para inserir, ideal para desenvolver espontaneamente o tato, as habilidades manuais, a perceção visual e o raciocínio lógico.
BRINQUEDO DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS - As crianças aprendem sobre formas e cores e desenvolvem sua inteligência espacial. TESTADO PELO PROFESSOR - Desenvolvidos em colaboração com professores e educadores, os brinquedos Headu são testados e adotados por especialistas qualificados em educação infantil para terapia da fala, autismo, alfabetização e outras atividades
Um Jogo de festa original para testar a sua inteligência linguística. Adequado para crianças, adolescentes, adultos e toda a família. Materiais de alta qualidade, resistentes e seguros para jogadores a partir de 7 anos. Graças ao código QR "Assistir ao vídeo" na parte de trás da caixa, você pode aprender e iniciar um jogo em apenas alguns minutos. Jogo para manter a sua mente ativa desafiando amigos e treinando o seu pensamento com diversão.
Em cada jogada uma bola salta por cima de alguma das outras ortogonalmente (mas não na diagonal). A peça sobre a qual se saltou é então retirada. O objetivo do jogo consiste em retirar todas as peças exceto uma (existe uma variante em que a peça que sobra tem de ficar colocada no centro do tabuleiro).
Editorial 01 As Ações Estratégicas de Ensino do Professor nas Aprendizagens Essenciais Joaquim Pinto Artigos 02 Abelhas STEM: Trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências para a exploração da forma do favo Neusa Branco, Bento Cavadas 18 Trabalho de projeto em matemática Juana Maria Navas Pleguezuelos 24 ProfMat 2024 - As Caldas recebem e tão bem Ana Maria Gonçalves, Anabela Salvado, Filipa Machado, Maria João Ramos, Sónia Dias 26 Conduzir e refletir sobre a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula Nicole Duarte, João Pedro da Ponte, Filipa Faria 31 As novas aprendizagens essenciais de matemática nos cursos profissionais: principais mudanças, estratégias de implementação e desafios emergentes Cristina Maria Bata Fernandes, Elsa Maria Cardoso Gomes e Marília André do Rosário 37 Pensamento computacional: uma experiência de formação para professores dos primeiros anos Dina Tavares, Ana Oliveira. Hugo Menino 42 XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática Lara Almeida 44 O Problema do ProfMat2024 José Paulo Viana Secções 06 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos MathCityMap: Trilhos matemáticos nas Caldas da Rainha Manuel Marques, Dora Pinto, Joana Domingos e Pedro Mesquita 11 Problema deste número Júnior Paulo Afonso Preenchimento de Espaços 12 O problema deste número José Paulo Viana O carrinho telecomandado 13 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Geometria e Pensamento computacional — Contributos para uma reflexão necessária (3) 16 Materiais para a aula de matemática Lâmpadas lógicas Cristina Fernandes, Elsa Gomes, Marília Rosário 40 Materiais para a aula de matemática Orienta-te com grafos Cristina Fernandes, Elsa Gomes, Marília Rosário 45 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Tarefa para o aluno e Tarefa para Formação no âmbito de composição de transformações geométricas isométricas: relações entre pesquisa, formação e a prática do professor Caroline Silva, Miguel Ribeiro
É o intemporal jogo de estratégia que vai pôr à prova a inteligência dos jogadores As 16 peças de cada um devem mover-se no tabuleiro segundo regras próprias, com o objetivo de proteger o seu rei A cada jogada, os dois adversários irão enfrentar-se até alcançarem o xeque-mate final!
Notas e moedas para brincar e se divertir. Este brinquedo ajuda a identificar e compreender os valores do dinheiro, adquirindo a habilidade de valorizar objetos. Permite que o dinheiro seja contado e organizado.
O Clássico 3 em linha Requer um mínimo de 2 jogadores Tamanho 20x20 cm
O conjunto de 12 sólidos geométricos em madeira é uma ferramenta excecional para estimular o pensamento espacial e as habilidades matemáticas, tanto em crianças quanto em adultos. Cada peça é cuidadosamente produzida em madeira de alta qualidade, garantindo durabilidade e resistência ao longo do tempo. Estes sólidos educativos são mais do que simples brinquedos, são recursos valiosos para a aprendizagem.
Este conjunto faz parte da linha Original Polydron e todas as peças são feitas de plástico ABS As juntas exclusivas encaixam-se facilmente, proporcionando uma dobradiça superior Compatível com Polydron Frameworks e Crystal Polydron Ideal para investigar e compreender formas, ângulos, arestas, vértices, planos e tangentes.
Este conjunto abrangente inclui as formas Octógono e Decágono e é codificado por cores para facilitar o uso Conjunto de 121 peças, contém 10 formatos diferentes e um guia.
O Jogo clássico dos mosaicos que, por meio de exercícios de concentração e atenção, permite o desenvolvimento da coordenação viso motriz, a criatividade, a orientação espacial e a descriminação de cores. Placa transparente. Idade: 3-6 anos
Jogo de estratégia jogado num tabuleiro vertical. O objetivo é simples, mas cativante: ser o primeiro a alinhar quatro das suas peças, seja na horizontal, na vertical ou na diagonal. Embora as regras sejam fáceis de compreender, cada jogo é único, tornando o 4 em Linha um desafio contínuo e emocionante.
Um ma(pa)puzzle de 100 peças ilustrado! Descobrir o nosso mundo nunca foi tão divertido. Ilustrações divertidas e informações detalhadas. Dimensões do puzzle : 35 x 25cm Idade: 6 a 99 anos Recomendações: Não recomendado para crianças com menos de 3 anos
150 Desafios para treinar a tua mente lógica: sequências bizarras, relações improváveis, possíveis deduções e enigmas que só tu podes resolver! Uma compilação de jogos super divertidos, para jogar em casa ou em viagem, com a família ou amigos. Conteúdo – 50 Cartas com 150 desafios, regras Idade – 10 – 99 Competências – Lógica, Cálculos, rapidez
Todos adoramos desafios! Estes puzzles são com certeza mais desafiantes do que um puzzle comum, mas não são impossíveis! Para todos os que adoram esse desafio extra, então vão adorar este novo conceito da crocodile creek. Cada puzzle vem numa caixa de forma irregular, com design apelativo. 144 peças. Idade Mínima Recomendada 8 anos
Todos adoramos desafios! Estes puzzles são com certeza mais desafiantes do que um puzzle comum, mas não são impossíveis! Para todos os que adoram esse desafio extra, então vão adorar este novo conceito da crocodile creek. Cada puzzle vem numa caixa de forma irregular, com design apelativo. 144 peças. Idade Mínima Recomendada 8 anos
Puzzle de 750 peças, com design original e exclusivo, tema O MUNDO DOS DINOSSAUROS. Peças muito resistentes e tintas à base de soja. Idade Mínima Recomendada 10 anos
Segundo volume de uma coleção dedicada à literacia financeira destinada a crianças dos 6 aos 12 anos. Para além do conteúdo teórico, contém exemplos práticos que facilitam a aprendizagem e aplicação dos conceitos no dia-a-dia.
Editorial 01Novos (e antigos) recursos para a aula de Matemática Elvira Santos, Lina Brunheira Artigos 02 A voz dos professores - Entrevista escrita a professores das turmas de operacionalização antecipada das AE do Ensino Básico e Secundário Elvira Santos, Manuela Pires e Nuno Valério, da equipa editorial da Educação e Matemática 07 Escoamento da caleira: uma tarefa de modelação matemática realizada num estudo de aula António Júlio Aroeira, Susana Carreira, João Pedro da Ponte 20 Várias curiosidades e algumas perplexidades José Paulo Viana 23 Raciocinar com o GeoGebra Margarida Rodrigues 31 Propriedades do Sistema de Numeração Decimal na fundamentação matemática de critérios de divisibilidade Graciosa Veloso, Pedro Cruz Almeida 36 ARTMAT: uma resposta aos atuais desafios curriculares Renata Carvalho, Carlos Gomes 41 Preparar a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula Nicole Duarte, João Pedro da Ponte, Filipa Faria 45 Geometria por toda a cidade Filipa Machado, Maria João Ramos Secções 13 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Formulação de problemas: um estímulo à criatividade matemática Paulo Miranda, Ema Mamede 17 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Geometria e Pensamento computacional — Contributos para uma reflexão necessária (2) 27 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Estudo de famílias de funções com tecnologia, no 10.º ano de escolaridade Sílvia Zuzarte 34 Materiais para a aula de matemática Representar para comparar Leonor Santos, Sandra Raposo, António Cardoso, Paulo Correia e Rui Gonçalo Espadeiro 39 O problema deste número José Paulo Viana O volume do paralelepípedo 40 Problema deste número Júnior Paulo Afonso O parque de estacionamento colorido
Editorial 01 O tempo não pode voltar para trás na formação inicial de professores Hélia Oliveira Artigos 02 O feedback: uma prática de avaliação formativa incontornável Leonor Santos, Sandra Raposo, António Cardoso 10 Encontro de Matemática nos Primeiros Anos, EMPA Joana Conceição 11 Preparar e conduzir a discussão coletiva em matemática Nicole Duarte, Filipa Faria, João Pedro da Ponte 17 Matemática recreativa na Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E.T.P.) Alexandra Sofia Rodrigues 26 Fake News no ensino da matemática! Temos sim, e necessitamos combater e erradicar Miguel Ribeiro, Brenda Graff, Caroline Silva 32 Resolução de tarefas envolvendo pavimentações no 4.º ano de escolaridade Manuela Subtil, Ana Rita Mendes Casimiro 39 Mapeamento de competências nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º ciclo Lina Brunheira, Pedro Almeida Secções 07 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM A seleção e adaptação de tarefas matemáticas para promover a aprendizagem da matemática, Nicole Duarte, João Pedro da Ponte, Hélia Pinto 15 Pontos de vista, reações e ideias ... Entra em (sai de) cena a dezena, a centena: dramatização das operações Adição e Subtração, Ana Paula Garrão, Margarida Raposo 20 O problema deste número José Paulo Viana Estranha adição 21 Problema deste número Júnior Paulo Afonso O dinheiro do Sr. Artur 23 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Geometria e Pensamento computacional — Contributos para uma reflexão necessária (1), Cristina Loureiro 31 Materiais para a aula de matemática Proporcionalidade por um canudo, Sandra Raposo, António Cardoso 36 Pontos de vista, reações e ideias ... A matemática “À maneira de”, Natália Ferreira 45 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Promover a integração do som com tecnologia e matemática, Maria Cristina Costa
O jogo pode ser um meio para ensinar e aprender não apenas valores, mas também conteúdos, constituindo uma excelente ferramenta pedagógica. É neste sentido que o presente livro lança um desafio: a utilização de jogos tradicionais infantis, com forte componente física e motora, para ensino e reforço dos conteúdos abordados nas outras áreas curriculares, a partir de uma perspetiva interdisciplinar, de modo que as crianças vivenciem situações positivas e aumentem o seu interesse pelas matérias. O que pode encontrar neste livro: - 28 jogos e respetivos materiais, regras e benefícios (físico-motores e outros) - Propostas de recriação e variantes - Aprendizagens essenciais - Abordagens interdisciplinares e progressões pedagógicas
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